quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Downtown

O Centro de São Paulo é um lugar que sempre me inspirou desconfiança. Não só pelas histórias bizarras e macabras (tem a clássica, de que os mendigos promovem churrascos de carne de cachorro aos finais de semana), mas também pelo Globo Repórter, que mostrava aquelas reportagens inesquecíveis sobre batedores de carteira e a famosa cracolândia; e finalmente pelo meu pai que me dava conselhos do tipo “Carregue a mochila na frente” quando sabia que eu ia ter de passar por lá.


Por essas e outras eu tinha medo de ir pro centro. Medo não, cagaço mesmo. Era um lugar que me acuava, me deixava insegura e desconfiando de todo e qualquer transeunte de boné que passasse por mim.

Pois para meu total desespero (e exercício de logística na vida a dois) tive que vir trabalhar no temido Centro de São Paulo nas últimas 2 semanas, lar de mendigos comedores de cachorro, nóias e pombas míopes que voam entre nossas pernas. Munida de mochila na barriga, carregando o peep toe na bolsa pra não enganchar o salto no paralelepípedo, lá fui eu pegar 1 van, metrô com 2 baldeações e 1 carona com Big até chegar a meu destino final, Praça da Sé, São Paulo, Centro.

Uma coisa bizarra do centro é que os prédios (antigos pra dedéu) ficam tão perto uns dos outros, que, dependendo de onde você para, fica difícil enxergar o céu. ME DA.

Mas eis que surge a salvação para minha ica do centro de São Paulo.

Dia 1 -Liquidação da Via Uno na São Bento (carregue o que puder por 29,90 – sapatos e 9,90 – cintos). Preciso dizer que me acabei?

Dia 2 – Visita a uma lojinha insuspeita que vende roupitchas muy guapas para trabalhar por preços módicos, e ainda dão 20% de desconto quando pago a vista (chama Vista a Vida e também fica na São Bento) onde comprei uma saia tulipa chumbo.

Dia 3 – Almoço numa cantina italianíssima no Pátio do Colégio, com direito a gnochi com molho de calabresa, gratinado com mussarela e sobremesa na faixa.

E fácil assim eu comecei a gostar do Centrão. Os prédios não parecem tão assombrados, os transeuntes não parecem malselementos, e os mendigos parecem só mendigos e não comedores de pets.

Além de ser um lugar bacana pra se entender um pouquinho melhor a salada que é a cidade de São Paulo!

Downtown Forever! Seria perfeito se não fosse tão longe da minha casa...

3 comentários:

Anna Oh! disse...

Me acabei de rir hauahauahauahauahau
Lembro q no começo do ano precisei ir pro Centro com um rapaz aki do trampo. Ele é magrin, tadin, vive tentando engordar, criar muque, ficar que nem o Rambo e só se f... frustra, continua frango. Eis q no Centro vimos um mendigo super bombado, Stallone mesmo... noooossa, meu amigo chorou, foi foda, mas engraçado.
No mais, eu curto o Centro. Se tivesse menos cheiro de mijo seria melhor. Meu bairro preferido ainda é o Ipiranga =)


Besos

Leonardo Filizolla disse...

Não conheço São Paulo mas as reportagens sobre o centro da cidade são PUNK!
O daqui, Fortaleza-Ce, é um perigo comum aos grandes centros, mas olha, é tão recompensador você achar tudo o que quer, poder pechinchar e levar pra casa muita coisa por preço de banana, que vale muito à pena o risco. Além do quê, todo centro tem uns figuras conhecidas e bem engraçadas, que dão ainda de quebra uma boa risada hehehe

Mari Rocha disse...

Sol!!!
xará e quase irmã gêmea: que bom que nos encontramos! Não fosse o mundo virtual, nossas vidas poderiam ter se cruzado só nos Jogos Jurídicos (se é que por lá se encontraram) e nunca mais! mas veja só a nossa sorte: agora podemos marcar um encontrinho lá na farmácia da CAASP e tomar um café de graça! Já foi? hahahha! bom, já que você anda explorando o centro de São Paulo, saiba que os remédios têm preços excelentes por lá... diga-me: você também é da turma da gastrite? Mas se, apesar do estômago frágil, você for da turma do café gostoso, tem um que chama Fazenda e fica no Largo São Francisco... uma delícia! vivo sempre por lá! quem sabe nos encontramos? beijos e volte sempre lá no blog!